Em setembro do ano passado, logo após o anúncio do N900 pela Nokia, eu lancei a pergunta: o N900 vai canibalizar o N97?
Resposta: canibalizou!
Não só porque o N900 é um aparelho poderoso, que fez geeks mundo afora salivarem, mas a verdade é que o próprio N97 abriu sua cova. Em meio a tanto estardalhaço de marketing, veio a decepção dos usuários e a repercussão dos problemas crônicos do aparelho.
A Nokia anunciou que o N900 vai estrear no Brasil daqui uns 2 ou 3 meses, mas na época do lançamento mundial foi categórica em dizer que ele não viria para cá. É o efeito N97! “Procura-se um novo top de linha desesperadamente…”
Na tentativa de amenizar o problema, mais tarde anunciaram um update do sistema, que ajudou um pouco na solução de bugs. E agora avisaram que o N97 mini também vem pra cá. Mas o estrago já está feito, e a reputação da família N97 ficou mais suja que pau de galinheiro.
Não sei bem se o N900 é um aparelho voltado para o mesmo público do iPhone ou do Android, ele me parece um dispositivo mais “nerd”. Que aliás, adoram ele: por ser open-source e baseado em Linux – o sistema chama-se Maemo – o povo pinta e borda na personalização e criação de aplicativos. O repositório cresce vertiginosamente! Em breve falarei mais dele aqui no blog.
Mas talvez o N900 esteja chegando um pouco tarde por aqui, como sempre. É que a Nokia já anunciou uma parceria com a Intel para convergir o Maemo e o Moblin num novo sistema batizado de Meego. Já esse ano devem surgir os primeiros aparelhos com essa nova plataforma. Não há mais detalhes, então, não podemos garantir como as coisas serão. Talvez haja update para o N900, talvez não, por mais que alguns técnicos garantam que sim. Vamos acompanhar os acontecimentos.
Há a chance dos novíssimos dispositivos despontarem mundialmente quando o N900 estiver fresquinho no Brasil.
Sabendo de todas essas novidades, fica a pergunta: o Meego vai canibalizar o N900?
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Nova
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário